sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Oi meninas,
Hoje passei só para deixar um reportagem que li no site UOL.
Bem interessante.



Perdendo peso sem perder a cabeça

Então você resolveu perder peso? Em alguma fase da vida todos tentamos isso. Mas com tantas dietas aqui e ali, pílulas, conselhos e informações difusas, como fazer dieta sem perder a cabeça? Bom, alguns pontos para começar.

1. Defina um dia para começar.
Outra coisa: defina o quanto de peso quer perder. E como são seus hábitos alimentares? Será preciso mudá-los, você sabe disso?
Tendo algumas informações básicas como essas já é possível montar um programa que seja o ideal para suas necessidades.
Se você não faz exercícios, hora de começar a fazer. Mas nada radical: é possível começar aos poucos e ir aumentando com o tempo. E não tente nada restritivo. Apenas melhore a qualidade dos seus alimentos, coma mais vezes ao dia e não exagere.

2. Pequenos passos em direção a um grande objetivo.
Faça pequenas mudanças na sua rotina alimentar diária. Menos comidas industrializadas, leite desnatado em vez do convencional, pão integral, tudo isso vai se somando ao longo da semana e pode ajudar a diminuir seu consumo calórico.
Comece a andar alguns quilômetros, experimente um pouco de ioga ou então andar de bicicleta com mais frequência. Aos poucos, pequenos hábitos se somam e fazem uma grande diferença.

3. Água, sempre.
A água ajuda seu organismo a se hidratar, melhora seu trato intestinal e muitas vezes aplaca a “fome falsa” (aquela que não é nada mais do que sede e que pode confundir os sinais no seu cérebro).
Quer mudar um pouquinho? Adicione sumo de limão ou então laranja. Evite refrigerantes e sucos industrializados (mas é possível diluí-los em gelo ou água, caso você queira muito um).

4. Olhe os rótulos: calorias e gorduras totais precisam ser identificadas e fazer parte de seu foco na hora da compra.
Entre dois produtos similares, dê um ponto de desempate baseado nos rótulos. Excesso de sódio (sal) também precisa ser evitado.

5. Não estresse se saiu um pouquinho da dieta. Acontece.
Não se puna por pequenos deslizes, mas não faça disso uma desculpa para comer a promoção tamanho gigante na lanchonete fast-food no caminho de volta do trabalho.

6. Não espere resultados imediatos.
Se você quer um corpo saudável, pense em longo prazo. Não é só para emagrecer que se faz dieta: é para melhorar a saúde também. Um hábito constante é um bom hábito, quando o assunto é comer melhor e fazer atividades físicas.

7. Evite remédios para emagrecer.
Nenhuma farmacêutica faz mágica. Todo medicamento tem seus efeitos colaterais, que podem ser mudança de humor, ansiedade, ou mesmo dores de cabeça. Prefira um caminho mais longo, porém mais justo com o seu corpo.

8. Pílulas? No máximo multivitamínicos.
Não que todos devam tomar indiscriminadamente, mas eventualmente os multivitamínicos podem ajudar você a compensar alguma deficiência. A notícia ruim é que se você tem alguma deficiência de vitaminas é porque sua alimentação pode estar errada em algum ponto. As vitaminas artificiais podem ser usadas para complementar essa deficiência por algum tempo, mas não para sempre.
Multivitamínicos, aliás, podem até fazer mal à saúde. Ouso de betacaroteno por fumantes, por exemplo, pode aumentar o risco de incidência de câncer de pulmão. Outro estudo, mais recente, da Universidade de Washington, faz afirmações similares: o consumo de complementos de vitaminas C e E, ou mesmo do folato – também chamado ácido fólico, usado por pessoas com anemia e por aquelas que acham que estão se protegendo da anemia – também não diminuía em nada os riscos de desenvolvimento do câncer ou melhorava a saúde de forma sensível. Leia mais sobre o assunto AQUI.

9. Não se pese com frequência.
Primeiro porque as balanças podem variar nos ajustes, e isso vai fazer você engordar ou emagrecer em alguns minutos. Se você está indo à academia, os músculos também farão você pesar mais, e consultando uma balança regularmente pode dar a falsa sensação de fracasso.
O melhor juiz em uma hora dessas são suas roupas e seu bem-estar. Você está feliz com o seu corpo, ótimo. Não deixe nenhuma balança mudar isso.

10. Siga conselhos de forma homeopática.
Se você ouvir tudo o que dizem ou tentar fazer todas as mudanças que as pessoas lhe indicam, isso pode sobrecarregar seu senso de direção. Se toda informação é importante, então nenhuma é importante. Foque no que está dando certo e se é para pedir conselhos, faça isso a um profissional de nutrição ou educação física.

3 comentários: