quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ana e mia


Você sabe o que Ana e Mia significam???
Ana = Anorexia
Mia = Bulimia.

Depois que entrei nesse mundo blogueiro entro constantemente em outros blogs e vou vendo o mundo, histórias, fantasias e escolhas de cada um... Adoro isso.
Impressionante como tem histórias lindas, outras nem tanto, sofrimentos, alegrias, metas alcançadas, frustrações, mas sempre com um objetivo final, emagrecer. Na maioria das vezes de forma saudável, somente com reeducação alimentar, exercícios físicos e remédios receitados por médicos (o que não sou a favor, mas vai da escolha de cada um).
Passendo por esse universo algo me assustou, muito, aliás.....
Crianças, sério, muitas crianças com blogs voltados para Anorexia e Bulimia. Elas defendem essas doenças até o fim.
Muitas delas têm 13, 14 anos, crianças....

Pra quem não sabe:

A anorexia nervosa
é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, mas também afeta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.




Bulimia nervosa é uma disfunção alimentar. Tem incidência maior a partir da adolescência e de 3 a 7% da população, embora seja difícil mapear o real número de pessoas que sofrem da doença, uma vez que ela está cercada de preconceitos e é difícil para o próprio doente confessar seu problema. Cerca de 90% dos casos ocorre em mulheres.
Para "compensar" o ganho de peso, o bulímico exercita-se de forma desmedida, vomita o que come e faz uso excessivo de purgantes, diuréticos e enemas. Essas pessoas podem ainda jejuar por um dia ou mais também na tentativa de compensar o comer compulsivo, muitas vezes entrando em um repetivivo ciclo de intensa restrição alimentar alternadas com farras culposas que o levam ao sistema compensatório. A própria restrição alimentar excessiva pode ser uma das desencadeadoras dos episódios compulsivos. O bulímico geralmente se encontra com peso normal, levemente aumentado ou diminuído (mas não chegando à magreza da anorexia). Essa aparência de normalidade muitas vezes dificulta que se identifique o problema, o que muitas vezes leva a uma demora em se procurar ajuda.
Pacientes bulímicos costumam envergonhar-se de seus problemas alimentares e, assim, buscam ocultar seus sintomas. Dessa forma, as compulsões periódicas geralmente ocorrem sem o conhecimento dos pais, dos amigos ou das pessoas próximas.

Realmente, pelos relatos, os pais não sabem do problema e a forma de desebafar é atraves dos blogs. Até aí tudo bem, afinal criamos blogs para diversar coisas, não é?
O problema é que há um apoio entre elas, uma fissura pelo emagrecimento de forma nada saudavel, algumas até falam em se matar ou já tentaram...
Fico triste....
Não estou aqui para julgar, são crianças, que se escondem no seu próprio vazio e que por dentro gritam pedindo socorro.
Que não conhecem a alegria da vida, não acreditam ou não conhecem Deus.

Vou orar por essas meninas que acham que na vida ser hiper magra é o mais importante custe o que custar. Algumas delas nem chegarão aos 20.....uma pena.

Inté.

3 comentários:

  1. Amigaaaaaa!!!! para tudo....
    Estou adorando o seu blog, está lindooooo!!!!
    Sabe q tem uma menina q me segue q eu acho q tem oua mia ou a ana, sei lá, mas acho os relatos dela ou até mesmo o q ela diz q come meio estranho. Depois te digo quem é.

    Já te falaram q vc escreve muito bem.

    Agora puxão de orelha!!!!básicão.
    Pq vc não comenta meus posts....tô chateada..snifsnif
    Passa por lá poxa e comente é tão bom.

    bjbj e até segunda

    ResponderExcluir
  2. Amiga adorei o post, muito interessante!!!!
    Boa sexta feira e mil beijos da amiga Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. olha eu tenho 13 anos (sou uma criança como vc chama) e sou ana/mia... com muito gosto! vc fala muito, mas aposto que é uma gorda frustrada com inveja de nós por não ser magra como nós (só os gordos é que fazem blogs a difamar anas e mias porque têm inveja de não ser como nós)...
    Olha, e primeiro: eu e todas as pessoas com ana e com mia dispensamos esse tipo de comentários hediondos a nosso respeito, nós apenas escolhemos para a nossa vida aquilo que queremos...
    segundo: prefiro morrer magro e chegar antes dos 20 anos, como vc diz, do que viver gordo...
    terceiro: a vida é nossa, portanto fazemos aquilo que quiser-mos dela...
    e quarto: meta-se na sua vida e pare de nos criticar e de nos difamar tá?
    xau

    ResponderExcluir